Alexandre Levy

Arte Tumular
Cemitério da Consolação
Jazigo do Compositor Alexandre Levy

São Paulo, 10 de novembro de 1864 – São Paulo, 17 de janeiro de 1892, foi um compositor, regente, pianista e crítico musical brasileiro. Era filho de Henrique Luiz Levy, e irmão de Luís Levy, ambos músicos, de quem recebeu sua primeira instrução. Aperfeiçoou seus estudos de piano com o professor russo radicado na capital paulista Louis Maurice e com o francês Gabriel Giraudon, este, anteriormente mestre de outro gênio na época residente em São Paulo que foi Henrique Oswald.

Alexandre Levy 3

Estreou em apresentações públicas aos oito anos de idade e foi comparado a Mozart por sua precocidade e brilhantismo. Seu pai fundara a Casa Levy, um dos mais tradicionais estabelecimentos comerciais de música em São Paulo em sua época, o que possibilitou que entrasse em contato com muitas figuras importantes na cena musical paulista e músicos viajantes. A partir de 1880 começou a publicar composições próprias através de editoras europeias, e em 1883 foi eleito diretor do Clube Haydn, importante associação musical da cidade que ajudou a fundar e onde regeu pela primeira vez em 1885. Dois anos depois viajou para a Europa para estudar com Émile Durand e Vincenzo Ferroni, retornando logo ao Brasil, quando começou a exercer a crítica musical na imprensa paulista, escrevendo nos jornais Província de São Paulo e Correio Paulistano sob o pseudônimo de Figarote.

Em sua obra de composição foi um nacionalista, utilizando temas do folclore brasileiro, área em que foi o precursor dentro do universo da música erudita nacional com as Variações sobre um tema popular brasileiro, de 1884, baseada na melodia Vem cá, Bitu!. Seu estilo deriva das escolas de Schumann e Mendelssohn. É patrono da cadeira 29 da Academia Brasileira de Música. Faleceu jovem, com apenas 28 anos, não descobri a causa.

Sobre seu tumulo:

Base tumular em granito polido. Na cabeceira tumular, ergue-se uma base retangular em mármore, com um pergaminho em relevo que representa menção honrosa, pelo seu amor à música, com palavras da sua breve passagem pela vida. Logo acima, um relevo oval do busto do compositor. Na cobertura, em formato triangular, tendo na parte central, entrelaçados, instrumentos musicais. Encimando o conjunto uma concha que representa a ressurreição

Alexandre Levy 2

Alexandre Levy 4Alexandre Levy 5

No conjunto consta a seguinte inscrição:
Symphonia em MI menor
Suite Bresilienne Allegro Appassionato
Schumannianas

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Levy
Descrição tumular: H. Rubiales
Foto: Felipe Alexandre Herculano – Janeiro 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s